A água é, além do oxigênio, um elemento vital para a vida na Terra. O acesso à água potável é obrigatório para que a vida continue como é hoje. Como a população mundial está aumentando cada vez mais e as fontes de água permanecem no mesmo nível, o tratamento oportuno de águas residuais é essencial para que as reservas naturais de água sejam reabastecidas em um ritmo constante.
Águas residuais e, de um modo geral, tratamento de água significa destruir ou remover os elementos da água que Tratamento de efluentes podem ser prejudiciais aos seres humanos. Atualmente, os processos de tratamento removem até 99% dos contaminantes da água, tanto das águas residuais quanto das fontes de água bruta, para garantir que a água que entra em nossas casas seja potável.
Existem vários métodos usados para tratamento e purificação de água e esgoto: filtragem de entrada, tratamento químico, sedimentação, filtração e aeração. A filtragem de captação é o método mais fácil, porém ineficaz, de tratamento de água e não pode fornecer por si só água potável. A filtragem de entrada é, na verdade, a remoção de todos os detritos da água por meio do uso ou de telas de vários tamanhos antes que a água seja coletada em uma estação de tratamento de águas residuais.
O tratamento químico de água ou esgoto é basicamente a desinfecção dessa água através do uso de diferentes compostos químicos como cloro, iodo ou ozônio. Esses produtos químicos removem todos os organismos vivos da água.
A sedimentação é uma primeira etapa em qualquer estação de tratamento de águas residuais e este método consiste em deixar a matéria na água assentar no fundo do recipiente antes que a água seja passada para outros tratamentos. Isso limpará a água de quaisquer outros resíduos deixados pelo tratamento para desinfecção.
Outro método de tratamento de águas residuais é a filtração e este processo implica que a água que passou pelo estágio de sedimentação agora tenha que passar por uma série de leitos de filtração. Esses filtros retêm qualquer resto de matéria em suspensão na água. Os leitos de filtração são geralmente feitos de redes artificiais ou membranas com requisitos de espessura específicos para fornecer um certo nível de limpeza à água.
Como todos os tratamentos químicos podem adicionar um odor específico à água, um dos métodos finais de tratamento de águas residuais deve ser a aeração. É a exposição ao ar da água para que volte ao estágio inodoro. A aeração, além da oxigenação, significa também a remoção de quaisquer restos de substâncias ou compostos orgânicos voláteis.
Outro método de tratamento de águas residuais mais avançado é a filtragem por osmose reversa. Esse tipo de tratamento permite que as plantas transformem a água do mar em água potável.